Na última semana, o projeto Câmara nas Empresas visitou o Centro de Excelência em Cafeicultura, localizado no Residencial Alto do Vale, em Varginha (MG). O projeto, que é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em parceria com o sistema Faemg/Senar, tem como objetivo principal ser um espaço para a oferta de cursos técnicos para trabalhadores e produtores rurais, mas também para atender o público em geral. 

Participaram da visita o presidente da Câmara, Apoliano do Projeto Dom e os vereadores Dudu Ottoni e Dr Guedes, que conheceram as estruturas do imóvel de cerca de 6 mil metros quadrados e que será inaugurado ainda neste primeiro semestre de 2023. 

“Temos seis salas de aula totalmente climatizadas para o público do meio rural, quatro laboratórios sendo de classificação, torra e moagem, provas de café e laboratório de cafés especiais. Além de um espaço para um auditório com capacidade para 200 pessoas”, explicou o diretor do Centro de Excelência, Kelsen Nether.

O Centro de Excelência funcionará, ainda, como um polo da Faculdade CNA, com a oferta de cursos tecnólogos de Agronegócio, Gestão de Pessoas, Gestão Ambiental e Processos Gerenciais. “É muito gratificante perceber o quanto Varginha é referência nacional, principalmente na área do café. Esperamos que seja uma ferramenta para auxiliar nossos produtores, trabalhadores rurais e todas as demais pessoas envolvidas no setor do agronegócio”, destacou o presidente da Câmara de Varginha.

A expectativa é de que o Centro de Excelência em Cafeicultura seja inaugurado em maio e as atividades educacionais já iniciem no segundo semestre de 2023.

As informações são da Comunicação CMV.