No norte do Paraná, a colheita do café está progredindo e se aproxima da reta final, passando pelo processo de secagem dos grãos colhidos para beneficiamento. O ritmo da colheita é mais lento em razão do alto percentual de grãos verdes. Apesar disso, a qualidade dos grãos é boa e a produtividade está dentro das estimativas iniciais.
No noroeste do estado, a maioria das lavouras já foram colhidas. No entanto, há preocupações em relação à queda constante nos preços oferecidos nos últimos meses. No oeste, sudoeste e centro-oeste do Paraná, a colheita do café, está ocorrendo em um ritmo bastante lento, e as produtividades têm variado consideravelmente.
Também está na reta final a colheita do café na área de ação da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé. Os trabalhos já superam 90%. Até o dia 25/08, seus cooperados já haviam colhido 92.04% da safra cafeeira.
A área de atuação da cooperativa abrange mais de 300 municípios nas regiões do Sul de Minas, Cerrado mineiro, Matas de Minas e região da Mogiana no estado de São Paulo. A regiãi de Matas de Minas é que está com a colheita em ritmo mais avançado e se aproxima do final: 97%. Veja abaixo o percentual:
– São Paulo: 94,56%
– Sul de Minas: 93,74%
– cerrado mineiro: 89,70%
– Mata de minas: 97%
Vamos conferir abaixo como fica o clima nos próximos dias.
Tendência do Clima
Na quinta (31/08), sexta (01/09) e sábado (02/09), a previsão é de tempo firme no sul de Minas e temperaturas altas, principalmente no período da tarde. Em São Paulo, e na maior parte do Rio de Janeiro o tempo segue firme no primeiro dia de Setembro, exceto no Médio Paraíba, onde pode ocorrer chuva de forma fraca e isolada. Nas demais áreas, também há previsão de pancadas isoladas de chuva ao longo do dia. No norte capixaba, a chuva ocorre de forma mais frequente e pode ser mais intensa.
No Paraná, As chuvas ganham intensidade sobre a faixa (oeste, sudoeste e sul) do estado, na sexta-feira (01/09). Há previsão de muita nebulosidade e chuva de moderada a forte intensidade ao longo do dia. No restante do estado, incluindo a capital Curitiba, a condição é de sol entre muitas nuvens, sem chuva.
No sábado, as instabilidades avançam e chove sobre o estado do Paraná de moderada a forte intensidade. Atenção para faixa extremo sudoeste onde a previsão é de tempo chuvoso e com tempestades ao longo do dia. No domingo, a chuva segue atuando e ganha força em todo estado. Ocorre a formação de uma baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul que impacta todo Paraná. Há condição de muita nebulosidade e há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade ao longo de todo dia.