Na última semana, a Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro recebeu um grupo de torrefadores de café de 12 países diferentes. Os 20 compradores conheceram a região através de um projeto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimento (Apex-Brasil), que mobilizou os escritórios de Miami (Estados Unidos), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Moscou (Rússia), Bruxelas (Bélgica) e Brasília (Brasil).

Representantes da Suécia, Grécia, Romênia, Holanda, Reino Unido, Finlândia, Egito, Emirados Árabes, Jordânia, Canadá, Estados Unidos e Rússia puderam conhecer o Cerrado Mineiro, seu terroir, produtores, cooperativas, exportadores e o que faz desta uma região reconhecida: a qualidade, a diversidade e a consistência de fornecimento dos seus cafés, a rastreabilidade, a garantia de origem e a qualidade da Denominação de Origem. A ação, denominada Origin Trip Cerrado Mineiro Region, percorreu quatro cidades em cinco dias.

Em cada uma das propriedades credenciadas e entidades filiadas, os convidados puderam conhecer o que faz o café do Cerrado Mineiro ser conhecido como o “Café Produzido com Atitude”!

Para Juliano Tarabal, superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a visita veio em um grande momento para o Cerrado Mineiro. “Esta ação com a Apex foi algo inédito para a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, sendo nossa primeira ação em conjunto, o que, para nós, veio em um momento muito oportuno, pois estamos trabalhando o desenvolvimento da Geração de Demanda por cafés Cerrado Mineiro (D.O), o que se liga diretamente a um dos pilares de nossa estratégia de marca, que é de conectar os produtores aos compradores. Para isso, nada como uma viagem à origem, onde os torrefadores têm a oportunidade de viver uma experiência em nossa região, conhecendo de perto o processo de produção, a estrutura das propriedades e cooperativas, e provando nossos cafés, além, é claro, de entender a importância da Denominação de Origem para toda a cadeia envolvida na cafeicultura”, finalizou Tarabal.

Na avaliação da Apex-Brasil, a Trip pode ser considerada um grande sucesso, com os objetivos alcançados. “O evento teve seu foco nos cafés especiais. Embora o Brasil seja líder mundial nas exportações de cafés, quando se fala em cafés de qualidade, a concorrência internacional é muito acirrada e demanda permanentes investimentos para a promoção junto aos compradores desse nicho. Nesse sentido, a viagem permitiu convencer compradores selecionados de 12 diferentes países acerca da qualidade dos cafés produzidos na região do Cerrado Mineiro, que validaram seus processos produtivos e padrões de sustentabilidade, bem como testaram a bebida e a ela atribuíram as altas notas que a permitem distingui-las como especiais. Tivemos boas encomendas de cafés e muitas amostras dos cafés selecionados pelos compradores foram enviadas para decisão de compra após testes finais nas sedes das empresas”, explicou o CEO do escritório da Apex em Moscou, Almir Américo.

As informações são da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.