Parceria de inovação aberta tem por objetivo oferecer soluções tecnológicas de vanguarda em tempo real que incrementem a competitividade dos Cafés do Brasil

A Embrapa Café estabeleceu parceria, no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, com a Universidade Federal de Lavras - UFLA e a Universidade Federal de Viçosa – UFV, instituições fundadoras do Consórcio, para realizar um projeto piloto, a ser realizado em Minas Gerais, de pré-aceleração de startups, intitulado Avança Café. A adoção desse modelo de inovação aberta tem por objetivo oferecer soluções tecnológicas de vanguarda, em tempo real, que promovam a acessibilidade dos agentes do setor cafeeiro a informações que contribuam para incrementar sua competitividade e, assim, manter a liderança dos Cafés do Brasil em nível mundial.

Esse projeto piloto do Avança Café compreenderá duas etapas para o programa, sendo a primeira de ‘sensibilização e prospecção’ e a segunda de ‘pré-aceleração’. A primeira etapa consiste na divulgação do programa e na realização, já no primeiro semestre de 2019, de maratonas de desenvolvimento de aplicativos com base em tecnologia da informação (TI), conhecidas como hackathons, que devem estimular a formação de equipes competidoras para atuar na cadeia produtiva do café.

Na sequência, a segunda etapa do programa, destinada às equipes selecionadas por meio dos hackathons, será a pré-aceleração, que terá duração de 12 semanas. Essa etapa fornecerá subsídios para formação das startups, cujas equipes receberão treinamento, por processo imersivo, nos seguintes temas: Formação de Equipe, Validação de Dor de Mercado, Mínimo Produto Viável (MVP), Pitch, Desenvolvimento de Produto, Mercado, Financeiro, Vendas, Marketing e Planejamento Estratégico.

Assim, de acordo com o diretor da Agência de Inovação do Café - InovaCafé/UFLA, Luiz Gonzaga de Castro Junior, “A intenção é de que as startups participantes tenham, ao final da etapa, condições de darem prosseguimento à sua trajetória empreendedora, oferecendo soluções tecnológicas e inovadoras para o mercado do café”. Mais informações sobre esta primeira edição do Avança Café serão disponibilizadas pelas páginas https://www.facebook.com/avancacafelavras/ e https://www.facebook.com/acvicosa/.

Para participar – Interessados em participar do Avança Café devem entrar em contato com a InovaCafé/UFLA e com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - IEBT-CenTev/UFV pelos e-mails avancacafe.inovahub@gmail.com e avancacafe.iebt@gmail.com, respectivamente.

Consórcio Pesquisa Café – Criado em 1997 com a missão de promover a conjugação de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais das instituições consorciadas, e a captação de recursos adicionais para viabilizar o desenvolvimento dos projetos do Programa Pesquisa Café. Tem como órgão máximo um Conselho Diretor constituído do dirigente de cada uma das seguintes instituições consorciadas: Instituto Agronômico - IAC, Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia  - Uesb, Universidade Federal de Lavras - UFLA e Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Confira as ANÁLISES (Análises e notícias da cafeicultura) divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias 

Acesse o Clipping do Observatório do Café – 2018 pelo link:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/clipping/853-clipping-2018

Acesse também as publicações sobre café e portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637

Leia também o texto sobre a Evolução da cafeicultura brasileira nas últimas duas décadas pelo link:

http://www.sapc.embrapa.br/arquivos/consorcio/publicacoes_tecnicas/Consorcio-Embrapa-Cafe-Evolucao-27-12-2018.pdf

 

Jamilsen Santos (MTb 11015/DF) 
Embrapa Café