Práticas eficientes de adubação e correção do solo são essenciais para manter a produtividade do cafeeiro. Do ponto de vista nutricional, é necessário conhecer os elementos (macronutrientes e micronutrientes) que a planta necessita e, empregando todas as ferramentas disponíveis para diagnosticar a situação do cafeeiro, é possível que ele produza mais e aumente efetivamente sua lucratividade.
Este tema será tratado durante o curso on-line“Correção do solo e adubação para aumentar a lucratividade do cafezal”. O curso será ministrado por André GuarçoniMartins, engenheiro agrônomo, D.Sc., pesquisador em manejo de culturas no INCAPER/ES. André desenvolve trabalhos sobre amostragem e fertilidade do solo, formas de aplicação e aproveitamento de fertilizantes em cafeicultura.
Durante o curso, será abordado passo a passo como deve ser realizado o manejo da fertilidade do solo, desde o diagnóstico até a recomendação da adubação. Participar deste curso é uma ótima oportunidade para tirar dúvidas e evitar erros comuns que ocorrem no manejo. De acordo com André “O principal erro do produtor ou responsável é não definir as quantidades de corretivos e fertilizantes de acordo com os resultados das análises de solo. Não existe correção do solo e adubação das plantas sem análise de solo. Outro erro bastante comum é a interpretação equivocada da análise de solo, seja em relação ao método de análise, seja em relação às próprias Tabelas utilizadas. No curso iremos mostrar, detalhadamente, como não cometer esses erros. ”
Para André, “uma das grandes vantagens de participar deste treinamento é a facilidade em acessar as tecnologias de correção e adubação, do local em que o participante julgar mais conveniente, sem os horários rígidos de um curso presencial. Nesse sentido, o formato on-line proporciona a participação de profissionais e cafeicultores das mais diversas regiões, o que enriquece a troca de experiências sobre o assunto. Além disso, a grande interatividade do curso permite que o participante tire qualquer dúvida que surja, aproveitando e fixando ao máximo os conhecimentos transferidos. Na verdade, o curso on-line da Agripoint é um marco: nunca as tecnologias de correção do solo e adubação do cafeeiro puderam alcançar tantos profissionais e cafeicultores quanto agora. Fico muito satisfeito por fazer parte deste processo. ”
O curso começará no dia 22/08 e as inscrições já estão abertas!
Para conhecer o conteúdo completo e garantir sua vaga clique no link: “Correção do solo e adubação do cafezal”.
Evite erros na adubação e melhore a produtividade de sua safra de café
05/08/2016 00h00 - Atualizado em 08/05/2017 18h11