A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, anunciou que realiza na próxima quinta-feira (25/8) mais três leilões de venda de café arábica por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC). No total, serão ofertadas 70 mil sacas de 60 quilos do grão ensacado, que estão em armazéns da estatal em Minas Gerais e São Paulo.

Confira os detalhes destas operações estão descritos nos Avisos 125, 126 e 127, disponíveis aqui.

Segundo o Mapa, os leilões seguem uma iniciativa do governo brasileiro para regular o mercado interno, em virtude da elevação dos preços do produto, que enfrenta redução da oferta do grão, por causa de problemas climáticos, principalmente no Centro-Sul do país. Os técnicos da Conab acompanham diariamente o comportamento do produto no mercado.

Preços
Os preços para arremate devem variar conforme as condições dos cafés armazenados e serão divulgados em até dois dias úteis antes dos leilões, no site da Conab. Podem participar do leilão online os interessados que estejam devidamente cadastrados perante as bolsas de mercadorias e em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (SIRCOI).

Desde janeiro, o governo já comercializou 320 mil de um total 1,25 milhão de sacas dos estoques públicos. O valor arrecadado nas vendas até agora foi de R$ 128,5 milhões. O Paraná já vendeu todo seu estoque. São Paulo e Minas Gerais são os estados que ainda possuem o grão.