A cooperativa brasileira Minasul anunciou a criação da Coffee Coin, moeda digital que permite a troca de café por produtos. O gerenciamento é suportado pelo Dynamics, sistema de tecnologia desenvolvido pela Microsoft.

 

De acordo com a Minasul, a solução faz parte do processo de transformação digital que a empresa passa, em acordo com o crescimento de 300% nos últimos três anos.

Luís Henrique Albinati, diretor de novos negócios da Minasul, explica que, com a solução implementada, o café dos cooperados é convertido em um padrão monetizado que possibilita a troca do produto estocado por mercadorias diversas nas lojas da cooperativa, “podendo ser adquiridos produtos de diversos valores, desde um chapéu até um trator”.

Assim, adotou-se que um quilo de café verde corresponde a um Coffee Coin, cujo valor monetário é ajustado diariamente pela Bolsa de Nova York, obedecendo a padronização dos tipos de café.

Dessa forma, com o uso do Dynamics, armazenado em Azure, nuvem da Microsoft, a Minasul consegue gerenciar as variações do preço diário do café e as compras dos associados em suas lojas simultaneamente na mesma plataforma ERP.

“Esta ideia nasceu para facilitar as compras dos nossos associados. Por enquanto, todos os pagamentos são feitos à vista e limitado aos nossos cooperados em nossas lojas, mas nosso objetivo para 2021 é o de transformar o Coffee Coin em uma criptomoeda, o que permitirá o pagamento utilizando-se de operações de crédito”, explica Albinati.

Fonte: Revista Globo Rural