Estabelece o padrão oficial de classificação do café torrado
14 de Abril,dia Mundial do Café
Curso- Da Matéria Prima ao Produto Fin
Uma visão abrangente do processo de industrialização do café. 05, 06 e 07 de Novembro de 2024
fotos do Curso de Classificação Janeiro 2022
Hoje já são mais de 60 países que consomem o café mineiro ao redor do mundo.
O Café é o segundo elemento mais comercializado do mundo.O petróleo é o primeiro.
Como determinar o ponto de colheita do café?
Ciência: Café pode ajudar a prevenir algumas doenças e combater o cansaço
CONHEÇA A ARQUITETURA DO MUSEU DO CAFÉ
Conheça a história do Instituto Brasileiro do Café (IBC)
Cerca de 25% do café consumido mundialmente é proveniente do Brasil
Fotos do 1º Curso de Torra
Turma Janeiro 2022
Qualidade do café preocupa Geadas foram um dos principais pontos negativos
19/09/2019 11h30 - Atualizado em 19/09/2019 11h34 por AGROLINK
O Brasil está sofrendo com problemas na qualidade do seu café, segundo informações divulgadas pelo relatório do Rabobank. De acordo com o texto, a quantidade produzida não é um problema, sendo que a colheita deste último ciclo já foi dada como encerrada.
“Apesar da ótima quantidade produzida, a safra 2019/2020 brasileira apresentou problemas na qualidade da bebida. A maturação desuniforme das cerejas e as chuvas isoladas no período da colheita, foram pontos que limitaram a qualidade. Adicionalmente, os menores volumes de chuva em janeiro, prejudicaram o enchimento dos grãos e prejudicaram a produção do “café cereja". É possível observar um incremento nos prêmios por cafés de melhor qualidade no mercado doméstico e um aumento na demanda por cafés lavados no mercado internacional”, diz o texto do Rabobank.
Nesse cenário, algumas variações climáticas impactaram algumas regiões produtoras. O Rabobank estima uma redução de 6% na safra 2019/20 na América Central e México em relação ao ciclo anterior, refletidos pelos volumes de chuva abaixo da média nos últimos meses. “A Etiópia, atravessa situação climática semelhante, e é previsto uma redução de 10% em relação a 2018/19. No entanto, no Vietnã, com a recente melhora no clima, é previsto uma colheita em 30 milhões de sacas no ciclo 2019/20. Enquanto na Colômbia, é estimado uma produção estável para safra 2019/20, em 13,7 milhões de sacas”, completa.
Como pontos de atenção, o Rabobank indica a geada no Brasil, que reduziu entre 1 a 3% o potencial da safra 2020/21de café arábica e as floradas isoladas em algumas regiões de café arábica. Além de altas temperaturas em Rondônia, que podem deteriorar a florada do café Robusta.