Nos últimos anos, o advento das novas tecnologias e suas constantes evoluções trouxeram dinamismo e fortalecimento ao mercado cafeeiro. Mantendo sua gestão moderna e contemporânea, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) firmou parceria com a Serasa Experian para a utilização de uma plataforma que visa trazer proteções adicionais aos contratos futuros e a termo de café, como forma de instrumento de mercado de longo prazo, a qual agrega liquidez, previsibilidade, sustentabilidade e mitigação de riscos à cafeicultura.
“A plataforma, desenvolvida em total conformidade com as legislações vigentes de proteção de dados, de defesa da concorrência e de proteção de crédito, visa reduzir a assimetria de informações e dar mais segurança ao instrumento de mercado futuro, buscando gerar inteligência mercadológica para uma melhor gestão de riscos nas tomadas de decisões, gerando benefícios a todos os segmentos da cadeia produtiva”, explica Marcos Matos, diretor geral do Cecafé.
Segundo o diretor do DataLab e responsável pelas ações voltadas ao agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, “o Brasil é o maior exportador de café do mundo e os traders precisam ter uma visibilidade melhor da reputação e dos riscos contratuais e de produção de seus fornecedores. Por isso queremos ser o principal parceiro a trazer dados para facilitar o acesso a crédito e novos negócios no mercado futuro”.
Os executivos afirmam que a iniciativa trará mais equilíbrio à saúde financeira do mercado e de seus atores, da produção ao comércio, haja vista que, com vendedores e compradores honrando os compromissos firmados, cria-se um cenário positivo e proativo que possibilita que os produtores permaneçam realizando barter – troca de café por insumos ou maquinários – e tendo acesso aos créditos diversos, como do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) e das demais linhas de financiamento, inclusive de forma antecipada.
As informações incluídas na plataforma, que será operada exclusivamente pela Serasa Experian, serão fornecidas por associados do Cecafé que aderirem ao projeto, atendendo, de maneira rigorosa, a legislação pátria, especialmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), quando aplicável.
“O Cecafé reforça que, em parceria com os demais segmentos e entidades cafeeiras do país, continuará empenhando esforços para encontrar soluções que mitiguem riscos e garantam a sustentabilidade, a renda e a competitividade de todo agronegócio café do Brasil”, conclui Matos.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
A cafeicultura brasileira, em seus 294 anos de história, aprendeu com as modernizações que o mercado apresentou e otimizou suas ações ao longo do tempo, sendo sinônimo de resiliência, tecnificação, modernidade, responsabilidade socioambiental e vanguarda. Com foco em pesquisa e tecnologia, o Brasil elevou sua produtividade de oito sacas para mais de 30 sacas por hectare, nas últimas décadas, fazendo da atividade nacional a mais competitiva do mundo.
Com a chegada das novas tecnologias, o país foi exemplo, liderando um processo evolutivo de criação e investimento nas novas ferramentas mercadológicas, como leilões de Cédulas de Produto Rural (CPR), contratos futuros, a termo e, mais recentemente, de barter, que possibilitam que produtores transformem seu café em moeda de troca por insumos e maquinários, por exemplo.
Todo esse arcabouço permitiu que o país se transformasse não apenas no maior provedor de café do mundo, mas no parceiro com os produtos mais sustentáveis e leal a seus compromissos com exportação e consumo interno.
A parceria com a Serasa Experian vem como complemento à preocupação da entidade em manter a boa saúde econômico-financeira de todos os segmentos, pois o Cecafé se preocupa com o cumprimento dos compromissos comerciais que o Brasil assume com seus parceiros.
Sobre o Cecafé
Fundado em 1999, o Cecafé representa e promove ativamente o desenvolvimento do setor exportador de café no âmbito nacional e internacional. A entidade oferece suporte às operações do segmento por meio do intercâmbio de inteligência de dados, ações estratégicas e jurídicas, além de projetos de cidadania e responsabilidade socioambiental. Atualmente, possui 120 associados, entre exportadores de café, produtores, associações e cooperativas no Brasil, correspondendo a 96% dos agentes desse mercado no país. Saiba mais: www.cecafe.com.br.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada à soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de dados, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 17.500 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Fonte: Comunicação – Cecafé