Com uma projeção de 60,50 milhões de sacas, de acordo com o levantamento mensal da consultoria Safras & Mercado, produtores brasileiros comprometeram 38% da safra 2018/2019 para vendas. Segundo dados da Safras divulgados nesta quinta-feira (9), na comparação com o dia 10 de julho, houve um avanço de sete pontos percentuais nas vendas.
Apesar da queda no preço e do fluxo mais lento de venda por parte do produtor, os negócios acabaram evoluindo bem. “A comercialização de café seguiu ativa ao longo de julho, primeiro mês da temporada comercial 2018/2019”, ressaltou Gil Barabach, consultor da Safras.
Segundo a consultoria, o ritmo de vendas está acima do mesmo período do ano passado, quando girava em torno dos 34%, e também está mais acelerado do que a média dos últimos cinco anos para o período, onde o comprometimento era por volta dos 36% da produção.
“A necessidade de caixa do produtor e a agressividade de algum exportador mais curto garantem liquidez aos negócios, justificando a boa performance”, afirmou Barabach. “É bom destacar que o grande saldo de vendas antecipadas da safra nova também ajuda a explicar o expressivo volume comercial comprometido pelo produtor na atual temporada”, completou.
De acordo com a Safras, as vendas de café da safra nova alcançam 22,78 milhões de sacas. No caso do grão arábica, o produtor vendeu 35% da safra, percentual maior do que o mesmo período do ano passado, onde estava em 30%. Já as vendas do conilon alcançam 44% da safra, contra 45% do mesmo período do ano passado e 42% da média para o período.
As informações são da Agência Reuters (Roberto Samora)