Certamente você já deve ter ouvido o termo barista ou possui uma breve ideia do que se trata, correto? Não? Bom, a partir de agora, independentemente do seu grau de conhecimento sobre o que é um barista e sua importância, vamos trazer verdades e curiosidades de extrema importância para que você se aprofunde no tema.

Vamos começar pela origem do termo, o significado de world barista champion e o que pode ser preparado, em se tratando de receitas com café, pelas abençoadas mãos de um barista. Sem nos esquecer dos equipamentos necessários e de como se tornar um barista, caso você aí do outro lado, se identifique.

Prepare então seu café, acomode-se no sofá, se preferir, coloque aquela musiquinha inspiradora e enquanto degusta seu café, você irá nos acompanhar e compartilha deste momento tão especial conosco.

Barista: o que é?

Barista é o nome do profissional que desenvolve a expertise necessária para extrair o melhor café espresso da máquina, bem como prepara diferentes tipos de bebidas e drinks que tem como base o café e também agrega ao produto outros elementos.

Para tudo isso, é preciso especialização e muito estudo. É necessário que o barista tenha pleno conhecimento da matéria-prima, ou seja, as características e diferenças dos tipos de grãos, torrefação, moagem e até mesmo domine o saber acerca do plantio e colheita, dentre outros aspectos extremamente relevantes ao processo do café.

A profissão surgiu nos anos de 1990 e desde então ocorre um processo de crescimento, juntamente com o aumento do consumo dos cafés especiais. De acordo com dados da abic (associação brasileira da indústria do café), o aumento no consumo de café gourmet deve aumentar cerca de 15% até 20% nos anos seguintes.

A origem do termo é italiana, todavia é aplicado a atendentes de bares que servem desde o espresso até bebidas alcóolicas em geral, como o “bartender”, por exemplo.

No entanto, a conotação atual da palavra em esfera mundial designa esse termo a profissionais especializados em café que atuam, sobretudo, em cafeterias e empreendimentos relacionados como os “bike cafés” – forte tendência do mercado atual –  até as tradicionais padarias, que já se preocupam em elevar o padrão de qualidade, indo muito além daquele simples e popular pingado, tão característico.

O que o barista faz?

Dizer que o profissional barista prepara bebidas que levam o produto seria muito simplório, levando em consideração a habilidade necessária que o profissional tem de ter para tanto.

Na verdade, o barista faz do preparo do café uma arte, tanto é que a importância que os apreciadores dão a ele é tão grande quanto a do sommelier de vinhos. A profissão de barista no brasil foi introduzida nos anos de 2000, pela BSCA (Brazil Specialty Coffee Association), o que revolucionou a forma como as pessoas passaram a enxergar e a degustar a bebida.

O café ou bebida derivada feita por um barista carrega consigo um viés de arte, paixão e criatividade que extrapola os limites do “enfeite” dos cafés decorados, por exemplo. Mais uma vez o barista é um profissional gabaritado para de fato preparar o melhor café espresso, como também as infinitas variedades que a bebida possibilita e no mais elevado nível de qualidade.

A presença do barista tornou-se tão essencial que hoje em dia é difícil imaginar uma cafeteria sem a presença dele. Sem exageros, é como se imaginássemos um corpo sem alma.

É o que deve sentir aqueles que amam um bom café, de qualidade superior. Ao fim das contas, ele é fator primordial, é o que faz toda a diferença, seja no desenvolvimento de novas receitas, no aperfeiçoamento e na busca do espresso perfeito. A propósito, você sabe o que é o espresso perfeito?

De acordo com os principais baristas do mercado, o café espresso perfeito é dotado de quatro “m”s:

  • Mão;
  • Máquina;
  • Moinho;
  • Miscela (mistura de grãos ou blend, na qual os elementos da combinação promovem um café equilibrado/balanceado).

A parte manual do processo é conduzida pelo barista que aciona todo o sistema da obtenção do café espresso perfeito, contanto com a ajuda da máquina de café.

Esta, por sua vez, necessita estar com plena regulagem e pressão e temperatura ideais. Além disso, o moinho ou moedor deve ter regulagem precisa, de acordo com a necessidade do barista, enquanto o blend ou miscela, via de regra, implica em café 100% arábica.

Alguns segredos dos baristas para que se possa executar o melhor café espresso já foram revelados pelos meios de comunicação especializados. Todavia, há uma dica básica que determina a melhor qualidade de um café espresso: o tempo de moagem dos grãos.

O grão deve ser moído no momento do preparo, ou no máximo, trinta minutos antes. Também é preciso que o café espresso forme um creme (espuma) ao ser retirado. Essa espuma age como uma espécie de isolante térmico mantendo a temperatura ideal do café no instante de sua degustação. Outro detalhe importante: o café barista espresso deve ser servido em xícaras pré-aquecidas de porcelana, com doses de 40 ml.

Todo cuidado, estudo e precisão em se fazer café espresso e bebidas derivadas adotado pelos baristas mundo afora, resulta não somente pela busca da excelência no preparo do café, mas também na possibilidade de premiações aos melhores profissionais.

A contento, está na hora de você saber o que é world barista championship? O wbc é a “copa do mundo” disputada pelos melhores baristas do universo.

Anualmente, os principais concorrentes ao título entram em uma acirrada disputa em busca da nomeação de melhor do mundo.

O objetivo dessa competição é inicialmente promover a excelência no preparo do café. Contudo, a intenção também reside na criação de oportunidades para novos profissionais, sem deixar de lado o público cada vez maior, uma vez que evento abrange o regional e o universal.

O campeonato funciona da seguinte maneira: os profissionais, que chegam a representar mais de cinquenta países, preparam quatro espressos, quatro bebidas com leite e quatro bebidas com assinatura original e padrão rigoroso em performance com duração de apenas quinze minutos.

Em decorrência, os competidores são submetidos a um júri oficial do wbc, composto por especialistas certificados pela world coffee events (WCE) para serem avaliados, nos seguintes tópicos:

  • Paladar;
  • Limpeza;
  • Criatividade;
  • Hhabilidade técnica;
  • Apresentação geral.

A primeira rodada inicia-se com doze os participantes, na semifinal apenas seis avançam para a vitória, mas somente um vencedor é nomeado campeão mundial barista. 

Quais bebidas podem ser preparadas com café?

Além do já mencionado café espresso, existem diversas possibilidades de preparo com esse ingrediente maravilhoso que vai do popular pingado – consumido na “padoca” do bairro e sagrado para muitas pessoas no dia a dia – até o apreciadíssimo café com chantilly.

Como se vê, nem o céu é limite quando se trata dessa matéria-prima, porque ousadia, experimentação, criatividade e conhecimento da alquimia perfeita entre diferentes elementos, ajudam na conquista de bebidas versáteis e deliciosas, quando o assunto é café feito por baristas.

Confira algumas das bebidas preparadas com o café.

Muitas já são conhecidas, mas, talvez, as opções nem tanto.

Café espresso

Assim como um barista pode ser comparado à “alma” de uma cafeteria, o espresso pode ser chamado de a essência mais plena do café. É a cafeína concentrada em forma de bebida.  O genuíno café espresso é obtido por meio do café moído e com água bem quente passada pelo pó, em alta pressão.

Mais consistente que o café coado, o café barista espresso é servido em doses e não permite o mix com outras bebidas ou ingredientes.

Puro ou tradicional e com aquela espuminha característica em sua superfície é chamado também de café espresso em alguns estabelecimentos que detém máquinas de café espresso com água sob pressão.

Enfim, esse café é a base para uma infinidade de receitas. Aqui vale a pena abrir espaço para mencionarmos algumas curiosidades sobre o café espresso, segundo matéria da revista “cafeicultura”.

  • Na noruega, o maior consumidor mundial de café, somente 1% do produto é espresso (o restante, 99%, é coado);
  • Enquanto isso, na itália, 100% do café servido é espresso.

Cafezinho

Sabe aquele café coado, feito em casa, passado no coador de pano ou papel, em processo manual ou em uma cafeteira comum? É o tradicional e popular cafezinho.

Café americano

Como o nome diz, o café americano é a variação “tio sam” do café espresso. Trata-se de um espresso com a adição de mais água do que ocorre com o espresso tradicional, revelando dessa forma, a predileção dos americanos por um café de sabor e aroma menos acentuado do que o café em sua essência. Aqui no brasil, a bebida também é conhecida como café carioca.

Cappuccino

Quando falamos em café barista de qualidade e sabor marcante, é impossível não falarmos sobre uma das principais bebidas produzidas com o café – o cappuccino. De origem italiana, essa bebida, que há séculos marca presença no dia a dias de muitas pessoas, especialmente em dias frios e chuvosos, tem como ingredientes:

  • Um terço de leite vaporizado;
  • Um terço de café espresso;
  • Um terço de espuma de leite vaporizado.

Basta seguir essa simples receita para se obter o cappuccino em sua versão mais clássica e apreciada em todo o mundo.

Café latte

Outro clássico que não nos devemos esquecer aqui é do popular café com leite, nosso delicioso pingado – no original cafè latte. Esse café barista composto apenas de leite vaporizado e café espresso, coberto pela tradicional espuminha do leite pode, por ventura, ser diferente do que você faz em casa, mas garanto-lhe que jamais menos gostoso.

Mochaccino

Também conhecido pela alcunha de café moka, o mochaccino inclui na sua receita café espresso, leite vaporizado e chantilly, acrescido de um elemento amplamente apreciado pela população mundial: o chocolate. O diferencial dessa bebiba se dá pelo preparo do barista e também pela origem do grão de café usado – o mocha. O que faz essa bebida especial é a aventura pela qual o grão passa.

Ele é transportado pelo mar vermelho, uma vez que é oriundo de uma planta de café cultivada no iêmen. A propósito, dependendo de qual receita for adotada pelo barista é essencial pulverizar o chantilly com canela e até mesmo com cacau em pó.

No continente europeu, pode receber o simples nome de café com chocolate, por seu um café preparado exclusivamente com esse grão especial e que tem um sabor mais achocolatado.

Macchiato

De acordo com a revista cafeicultura, ele é um espresso ‘manchado’ com leite vaporizado. Na itália, país de origem, é feito com uma camada de leite cremoso, espresso e leite vaporizado por cima. Conta a lenda que essa era a forma usada pelos baristas para identificar quais xícaras continham macchiato em vez de espresso.

Em suma, trata-se do café espresso com espuma de leite.

Café breve

Muito comum nos estados unidos, trata-se de uma bebida feita com café que intercala:

  • Café espresso no fundo da xícara;
  • Leite no meio;
  • Creme especial em cima.

Café com panna

Um mix de café espresso, com creme de chantilly batido com baunilha.

Coquetel de café

Drink que mistura conhaque, café, leite condensado, cravo e raspas de chocolate.

Irish coffee

Conhecido como “café irlandês”, é uma bebida originária de década de 1940. Para preparação desse  barista deve ser usada preferencialmente a prensa francesa (french press ou cafetière) para a produção do café.  Adiciona-se whisky, açúcar e chantilly para concluir a receita. Há algumas versões do drink como, por exemplo, o kentucky coffee, dentre outros.

Café cubano

Um coquetel de café feito à base de rum, suco de lima, hortelã e creme de leite.

Caipirinha de café

Temos até a caipirinha cafeinada, sabiam? Cachaça, limão e açúcar com café espresso.

Cactus café

Drink feito com tequila e licor de café, incluindo também refrigerante de limão.

Café cítrico

Já imaginaram um café de qualidade, com sabor puxado ao cítrico, mais precisamente da laranja, com toque de doce do leite condensado? O café cítrico é mais uma opção de bebidas preparadas a partir do café.

Violleta café

Mais uma variação com teor alcóolico. Inclui, além do café espresso, cachaça, chantilly e xarope de violeta.

Menta coffee

Espresso, leite, licor de menta e licor de café, com adição de chocolate em pó ou cacau em pó.

Espresso aroeirinha

Mais um café barista para você experimentar: o espresso aroeirinha. Utiliza como ingredientes pimenta rosa moída, chocolate meio amargo, café espresso e leite.

Caffè correto

Bebida tipicamente italiana com o uso de uma pinga local chamada de grapa e café espresso.

Equipamentos profissionais

Para ser barista é essencial saber quais são os equipamentos profissionais necessários para a execução das receitas de cafés e drinks, bem como seguir alguns procedimentos, no que diz respeito à manutenção e conservação dos mesmos. Você sabe quais são esses equipamentos?

  • Cremeira latte: ideal para obter um creme perfeito no preparo do cappuccino. Também permite fazer macchiato, caffè latte, entre outras bebidas. Fácil manutenção, basta realizar os procedimentos de limpeza, de acordo com as instruções do fabricante.
  • Garrafa de chantilly: fundamental para o barista, com bico que ajuda a realizar decorações incríveis no preparo de cafés especiais, dando uma estética belíssima na apresentação da bebida.
  • Pitcher: utensílio imprescindível para o preparo de latte art e cappuccino italiano. É o que costumamos chamar, no senso comum, de leiteira, porém, com uma pegada mais profissional.
  • Tamper: utensílio que ajuda na compactação correta do café, promovendo a resistência ideal para a extração de um café espresso com qualidade superior.
  • Polvilhador: essencial acessório para o barista. É com ele que o profissional consegue o acabamento perfeito ao polvilhar canela, chocolate, entre outros ingredientes sob o creme e espuma da bebida.
  • Pincéis: necessários, tanto para a limpeza da área de trabalho, quanto do porta-filtro.
  • Porta-filtro: para fazer café coado, quando necessário;
  • Máquina de café espresso: o sonho de todo barista.
  • Gaveta para borra de café: para o descarte ideal.
  • Escova para limpeza de grupo: fundamental para a correta higienização das máquinas de café espresso.
  • Cafeteira italiana
  • Hario de acrílico
  • Jarra de vidro
  • Moedor de grãos
  • Prensa francesa
  • Borracha para compactação
  • Medidor ajustável à mão
  • Batedeira de leite elétrica
  • Cremeira

Além desses equipamentos essenciais ao barista, não podemos nos esquecer de citar a necessidade de alguns acessórios, incluindo nesse caso a vestimenta ideal para o barista.

O uniforme; avental e objetos que prendam o cabelo são itens fundamentais para o profissional da área.

Outro ponto relevante acerca dos equipamentos e sua correta limpeza e manutenção é o uso por parte do barista de um produto que atue como fórmula concentrada de limpeza.

Esse produto é necessário para a realização da retirada de resíduos, como borra de café, facilitando assim a limpeza e evitando que haja alteração no aroma e paladar do café com o tempo.

Curso de barista

Com tantas informações sobre o universo barista, é capaz de você ter sentido o coração bater mais forte e talvez nutrir o desejo de se aprofundar mais ainda na arte do preparo do café, não é mesmo?

Se você ama café e gostaria de avançar mais ainda no tema, além de obter a profissionalização em um setor que cresce cada dia mais, o curso de barista pode ser a oportunidade ideal para sua evolução.

Além de propiciar a você mesmo, a capacitação necessária para preparar o café perfeito, que você sempre sonhou em apreciar, realizar o curso de barista pode trazer ainda uma série de outras vantagens em seu dia a dia.

Uma nova especialização e profissão, com extrema chance de, se for o caso, até mesmo empreender no setor.

Causar uma ótima impressão com familiares e amigos, que amarão seu café, intensificar sua relação com a bebida, resultando assim em experiências cada vez mais intensas e diferenciadas, entre outras possibilidades. Com diferentes níveis de aprofundamento, do iniciante ao mestre, o curso de barista oferece várias opções, no que diz respeito às instituições de ensino e possibilidades.

Em linhas gerais, no curso de barista temos os seguintes tópicos:

  • Apresentação de técnicas específicas de preparo do café;
  • Formas de como utilizar utensílios e máquinas profissionais;
  • Aprendizagem de como identificar quais os grãos mais adequados para cada tipo de bebida;
  • Como se dá o processo da vaporização do leite;
  • Abordagem incluindo a apreciação do café, com técnicas de produção e serviço de alimentos;
  • Importância da boa apresentação pessoal;
  • Conhecimento da máquina de café espresso, entre outros aspectos.

Com um bom curso de barista é possível compreender na prática a diferença entre o simples fato de apertar botões de uma máquina e saber fazer com a expertise necessária e plena consciência dos diferenciais de se tirar da máquina, o melhor café. Além disso, a parte teórica, como a história do café, entre outros assuntos relacionados, costuma ser abordados nos melhores cursos de baristas.