O recém-lançado roteiro por fazendas e estabelecimentos de café da região mineira mostra que o Brasil tem potencial para o turismo especializado para além de esportes e natureza   


Foto: Lucas Albin/Agência Ophelia

Vivenciar experiências em torno do que comemos e bebemos é sempre prazeroso. O segmento turístico sabe disso, e não é de hoje que roteiros que envolvem degustações, refeições exclusivas e visitas a produtores ou fabricantes são um sucesso. O café é desses produtos cuja riqueza histórica, produção, gente e sabores é um belo filão. E, no Brasil, esse nicho começa a ser explorado.

O exemplo mais recente é a Rota do Café do Cerrado Mineiro, uma parceria de produtores e cooperativas com o Sebrae de Minas Gerais. "Nada supera conhecer o bioma, a história e a realidade local do que você consome, além de fazer crescer toda a cadeia turística da região", diz Juliano Tarabal, diretor-executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, que espera aproximar o consumidor do produtor com uma das oito opções de visita que dão início ao projeto.

A proposta da Rota, que hoje em dia percorre apenas o município de Patrocínio, é incluir mais cidades e produtores, e se unir a outras opções de turismo de natureza, esportes e gastronomia da região, para atrair cada vez mais pessoas.


Foto: Lucas Albin/Agência Ophelia

O Cerrado Mineiro foi a primeira região a obter, em 2013, a Denominação de Origem (D.O.) para o café. Além de valorizar o modo de fazer e de assegurar a procedência, a D.O. requer comprovação científica de que as condições geográficas do local garantem qualidades específicas a determinado produto ou serviço.

Foi apenas nos anos 1970 que o cultivo começou a ter força comercial no Cerrado. "Meu avô veio pra cá criar ovelhas e, nas imagens de 30 anos atrás, aqui não tinha vegetação, era pasto para gado de leite", diz Alan Michel, que toca a marca de cafés Alado Coffee, na Fazenda Bela Vista. 

A Fazenda Bela Vista, uma das opções de visita, é uma pequena propriedade familiar no Chapadão do Ferro. Investe em cafés especiais (tem marca Alado Coffee) e, agora, no agriturismo. Além de oferecer uma degustação de cafés e um almoço caseiro na varanda, com vista para toda a região, a fazenda convida a conhecer a plantação de café em sistema de agrofloresta, consorciada ao pomar da família.

Perto dali, a premiada Fazenda Nunes Coffee (ela ganhou o Cup of Excellence com um dos cafés que atingiu maior preço de comercialização no mundo), literalmente abriu a porteira para que muitos outros prêmios chegassem a diversos produtores. Ela também está na Rota do Cerrado e mostra aos visitantes como é o cultivo sombreado da variedade geisha, além de promover um cupping em seu laboratório de testes.


Foto: Lucas Albin/Agência Ophelia

Outra fazenda que participa da Rota é a Santa Cruz da Vargem Grande, uma das propriedades do Grupo AgroBeloni, da família  Montanari. A visita conta com uma experiência de café com música e aperitivos ao pôr do sol, em degustação harmonizada e conduzida pelo barista Maurício Maciel em um platô na Fazenda Rainha da Paz.


Na Fazenda Santa Cruz da Vargem, o visitante é convidado a plantar uma muda de árvore nativa do Cerrado, como o ipê roxo - Foto: Lucas Albin/Agência Ophelia

Complementam a visita às fazendas os menus com café dos restaurantes Adega Traíras e Recanto, a experiência na torrefação Coffee Roaster Porto Feliz e o tour com degustação e miniaula sobre métodos de preparo na cafeteria Dulcerrado, que pertence à Expocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado). 

Serviço
www.cerradomineiro.org/rotadocafe
Contato: Poliana Gonçalves (34) 98879-5486

Outras rotas do café

Uma das primeiras rotas do café é o de fazendas centenárias produtoras no Vale do Paraíba Fluminense. Restauradas, essas fazendas, distribuídas por Vassouras, Valença e Paty do Alferes, fazem visitas guiadas e, às vezes, sarau histórico e refeições temáticas.

O turismo alcançou também os produtores de robusta na Região Matas de Rondônia. Quem estreou no negócio foi a família Bento, em Cacoal. "Atualmente, eles recebem de 300 a 400 visitas por fim de semana", calcula a comunicadora social e especialista em cafés Renata Silva, da Embrapa Rondônia. "O turismo é um dos braços que fomentam a economia local", garante ela.


Foto: Lucas Albin/Agência Ophelia

Produtora do grão desde a década de 1970, o Planalto da Conquista fez, no fim de 2023, o primeiro teste de sua rota do café, ao mesmo tempo em que constrói o pedido de Denominação de Origem por meio da ASCAP (Associação dos Cafeicultores do Planalto da Conquista).

A ideia da rota é conectar Vitória da Conquista – porta de entrada para a turística Chapada Diamantina – ao município Barra do Choça, maior produtor de café da região. "A ideia é fortalecer a cafeicultura através do turismo", diz a arquiteta rural Alline Trancoso, especialista nas relações entre origem e café no Planalto da Conquista e responsável pela rota, apoiada pelo Sebrae. 

Entre as opções do passeio, uma parada na fazenda, torrefação e cafeteria Reserva do Vale, em Vitória da Conquista, e na Fazenda Vidigal, da artista plástica e cafeicultora Valéria Vidigal, em Barra do Choça. "Eram visitas isoladas, agora estamos estruturando outras propriedades para receberem os visitantes", anima-se Alline. "Estamos no caminho para a Chapada, o comprador chega pelo aeroporto e passa direto, sem conhecer o nosso café", comenta.

No Espírito Santo, finaliza-se outra nova rota, pelas Montanhas. "O roteiro está sendo montado", conta o produtor Henrique Sloper, da Camocim. "As denominações de origem facilitam o acesso do turista aos cafés de qualidade", considera. "Elas já dão o caminho do turismo". 

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