PUBLICADO EM 24/10/22 - 14H09
Cafeicultores, profissionais, torrefadores, cafeterias e compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de fazer uma nova jornada imersiva pelo cenário da cafeicultura brasileira. De 16 a 18 de novembro, no Expominas, acontece a Semana Internacional do Café (SIC), realizado pela Café Editora, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e o Sebrae Minas.
Neste ano, a SIC celebra a décima edição como um dos maiores eventos mundiais do setor e principal polo de conexão, atualização, conhecimento, oportunidades de negócios, lançamentos de produtos e novas tendências de consumo da bebida no Brasil, com o tema “Cafés do Brasil: avanços conquistados e os desafios para os próximos 10 anos”.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Para Antônio Pitangui de Salvo, presidente Faemg, o evento se consolidou como uma das maiores feiras do mundo. "Chegamos à décima edição comemorando essa evolução e com desejo de continuar oferecendo programação diversa, com rica troca de conhecimentos que conecta, gera oportunidades e dá acesso a mercados e negócios à cadeia produtiva", afirma.
Segundo Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora, um dos organizadores da feira, a 10ª Semana Internacional do Café pretende trazer um overview de todas as conquistas realizadas nesse período, debater o atual contexto e o futuro do setor, reforçando o protagonismo brasileiro na produção, exportação e consumo de café.
PROGRAMAÇÃO
A primeira edição da SIC aconteceu em 2013, em Belo Horizonte, em celebração aos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC). Neste ano, o evento continua a promover o fomento aos negócios e networking, com exposição de marcas, promoção de encontros, reuniões e cursos, além de oferecer aos visitantes uma grade de conteúdos organizada em três pilares: agronegócio, cafeteria e comercialização.
Entre os temas disponíveis nos três dias da feira estão a inteligência de mercado, a cafeicultura sustentável e o futuro do café, destacando as oportunidades para as novas gerações de produtores, entre outros. Para a abertura, está confirmada a palestra “Projeções macro e micro da economia”, com Eduardo Giannetti, um dos principais economistas do país.
CAFÉS ESPECIAIS
Para Thales Fernandes, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, a SIC é um evento estratégico e o espaço ideal para toda a cadeia produtiva refletir sobre os próximos passos da cafeicultura. “O café é carro-chefe das exportações do agro no Estado, mas o nosso desafio é ir além", salienta o dirigente.
Segundo o secretário, o governo de Minas vem apoiando o produtor para que ele invista na produção de cafés especiais, que têm preços diferenciados e demanda crescente. "O desafio para os próximos anos é oferecer as condições para que cada vez mais cafeicultores sejam incluídos nesse segmento da produção de valor agregado, que rentabiliza o produtor e faz com que o filho dele queira permanecer no campo e continuar a atividade", destaca.
VITRINE DE TENDÊNCIAS
Para ele, a SIC cumpre esse papel na medida em que coloca os produtores em contato com novas tecnologias de plantio, beneficiamento da safra e preparo da bebida, além de aproximar o setor produtivo do mercado. Já Roberto Simões, presidente do Sebrae Minas, parceiro desde a primeira edição, o evento é uma vitrine de tendências e reforça a condição do Brasil como o maior produtor de café do mundo.
"Dez anos após sua criação, a SIC entrou definitivamente na agenda de todos os envolvidos com o café. O evento terá uma programação especial voltada para o alinhamento do setor com as tendências mundiais e para quem procura por orientações técnicas e gerenciais, novas tecnologias, além de um ambiente propício para fazer bons negócios", salienta Simões.
ELEIÇÃO DOS MELHORES CAFÉS
Neste ano, o evento novamente será palco do concurso Coffee of the Year, premiação que reúne os melhores cafés nacionais na avaliação de especialistas, compradores e público. São cerca de 500 amostras inscritas nesta edição, das 32 regiões produtoras, o que, segundo os organizadores, reflete a crescente diversidade, qualidade e tecnologia dos cafés brasileiros.
Outros espaços conhecidos pelos visitantes também ocuparão o Expominas, como a Cafeteria Modelo, que simula uma loja para realização de workshops gratuitos, a Torra Experience, em que especialistas apresentam em cursos suas habilidades e dicas de torrefação; e o Encontro de Mulheres IWCA Brasil (International Women´s Coffee Alliance), com palestras realizadas por mulheres que atuam no setor.
A área de exposição do Expominas contará ainda com estandes de marcas que já são referências no mercado, como Nespresso, Nescafé, Grupo 3 Corações, Melitta, cooperativas, empresas de médio e pequeno portes e também aquelas que estão iniciando a trajetória no mercado e poderão ser conhecidas no Espaço Village.
MERCADO AQUECIDO
Com números crescentes, a Semana Inernacional do Café partiu de 13 mil visitantes, em 2013, para 23 mil profissionais qualificados e volume de negócios em R$ 50 milhões na última edição presencial, realizada em 2019, além de ter experimentado as versões virtual e híbrida, em 2020 e 2021, respectivamente, por conta da pandemia de Covid-19.
“O mercado está aquecido, mas não só em volume de produção ou negócios. A SIC conecta pessoas e empresas de forma estratégica, otimizando encontros entre quem produz e quem distribui, que de outra maneira não aconteceriam ou levariam mais tempo”, conclui Caio Fontes.
Serviço
O que: Semana Internacional do Café 2022
Quando: De 16 a 18/11
Onde: ExpoMinas (av. Amazonas, 6.200, Gameleira)
Informações: O credenciamento e a programação estão disponíveis no site Semana Internacional do Café.