No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional do Café. A data foi estabelecida em março de 2014, pela Organização Internacional do Café (OIC), e contou com o apoio de dezenas de associações ao redor do mundo ligadas ao setor cafeeiro, entre elas, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
A ocasião visa unificar as celebrações, e possui a hashtag #InternationalCoffeeDay, utilizada nas redes sociais todos os anos desde então. A homenagem promove o consumo de cafés certificados em todo o mundo e, ainda, chama a atenção para o trabalho dos cafeicultores.
Aumento de venda no varejo
Motivos para celebrar não faltam: segundo dados da ABIC, gerados a partir de uma parceria com a Horus, empresa de inteligência de mercado que coleta mais de um milhão de notas fiscais mensalmente nos pontos de venda do varejo, houve um aumento de 0,90% nas vendas de janeiro a agosto deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado. De julho para agosto, o acréscimo nas vendas foi de 4,82%.
Os dados por região brasileira apontam que o Sul e o Nordeste registraram um crescimento nas vendas acumuladas nesses oito meses com aumentos de 5,89% e 1,87%, respectivamente.
Maior presença nas cestas de compras em agosto
De julho para agosto, o alimento também aumentou sua presença nos carrinhos de compra, especialmente, no atacarejo, com incidência 3,90% maior. Todas as regiões do Brasil mostraram alta nesse aspecto, liderados pelo Nordeste, com 4,20% a mais, seguido do Norte, aumento de 4%, e com o Sul em terceiro lugar, com 2,80% de acréscimo.
No mesmo período, houve elevação do ticket médio, liderado novamente pelo atacarejo, que em julho foi de 19%, e em agosto foi para 21%. A região Sudeste apresentou o maior gasto por compra no mês, de 21,82%, aumento de 2,24% em relação a julho.
Brasil é parte importante da cafeicultura mundial
Pavel Cardoso, Presidente da ABIC, afirma que a data, este ano, é ainda mais especial por conta do aniversário de 50 anos da Associação, cujas ações estimularam o consumo de qualidade no país. Ele destaca, também, o importante papel que a cafeicultura brasileira exerce no mundo, responsável por 40% da produção mundial. Em 2023, o café gerou receita de mais de R$ 86 milhões, segundo o CECAFÉ. Entretanto, o executivo lembra que há desafios a serem superados: “Precisamos trabalhar mais fortemente na exportação do nosso café não somente como grão cru, mas, também, como produto acabado, com maior valor agregado no mercado. A ABIC tem se dedicado a esse ponto, preparando os industriais e unindo forças com os setores privado e público para a promoção do café brasileiro, criando oportunidades mundo afora”. O Presidente reforça que toda a cadeia está convergida para essa pauta, agindo junto ao Governo Federal para impulsionar a boa imagem dos cafés do Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa | Usina da Comunicação